Notícias

É tempo de inovar

O Brasil passa por um momento muito delicado, onde diversas reformas estão sendo elaboradas para a busca da estabilidade da Economia

“No Mundo Globalizado com a Inteligência Artificial em evidência a busca de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE que resulta em um UP GRADE em sua EXPERTISE, lhe concedendo uma maior capacitação e qualificação para EMPREENDER ou para o Mercado Laboral”. (Jacqueline Alcântara Sampaio e Elenito Elias da Costa)

O Brasil passa por um momento muito delicado, onde diversas reformas estão sendo elaboradas para a busca da estabilidade da Economia, com Desemprego em alta, Educação e Saúde sem qualidade e em crise, PIB em baixa, corte e contingência de recursos públicos, ausência de investimentos estrangeiros, tempo que o mundo globalizado fala da uma nova CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, com o impacto crescente da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, encontrando uma sociedade altamente fragilizada de 208 milhões de habitantes, com envelhecimento acelerado e futuro promissor duvidoso e incerto.

É verossímil o entendimento literal da palavra INSTABILIDADE que norteia junto aos Poderes Constituídos, e a sociedade acompanha na expectativa de que possam surgir REFORMAS, PLANOS, PLANEJAMENTO que se compatibilize com essa esperança.

Sabemos que habitar um país com riquezas naturais, terras férteis e mão de obra barata e abundante, onde as commodities deles resultantes não são suficientes para a busca da estabilidade almejada, pois o tempo é bastante exíguo para a positividade dos resultados desejados, já não configuram vantagem competitiva, pois essa economia primária precisa de KNOW HOW tecnológico que possa agregar valor ao mercado competitivo.

O Nordeste do Brasil é formado por nove estados da federação, com uma população que busca de todas as formas a sua melhor performance e perfil profissional que possa contribuir com essa transformação desejada.

O Estado do Ceará tem suas riquezas e especialidades que conjunta com o seu contingente populacional procura de todas as formas contribuírem para o progresso do Brasil apesar dos agravos sociais existentes e as dificuldades que o acompanha, mas esse povo guerreiro sabe das dificuldades e enfrenta esses obstáculos para acompanhar esse Mundo Globalizado.

É verossímil que muitas empresas de todas as formas e tamanhos conjuntamente com a população estão buscando esforços e recursos para que possam alcançar a sua sustentabilidade e continuidade de suas atividades, mas sabemos que não está fácil.

Depositamos á DEUS e as mentes brilhantes que acreditamos estão inseridas nos três Poderes Constituídos, a confiança de que possamos realinhar o Brasil, o Nordeste do Brasil e o Ceará, que através de P D C A (Plann, Do, Check Action), com uma análise S W O T (Stronger, Waekness, Opportunities e Thirth), possamos identificar os Ponto Fracos e Fortes que temos e produzam as MELHORIAS que resultem em um futuro promissor positivo reduzindo os agravos sociais e que possa surgir as oportunidades necessárias para o crescimento e desenvolvimento econômico e social planejado.

É factível o entendimento da necessidade dos recursos financeiros, materiais e pessoais, mas que sabemos que de nada adianta se não tivermos uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE focada numa Tecnologia da Informação com sua INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para que possamos dar continuidade a nossa sobrevivência e transformação para o mundo tecnológico.

Obstante ao fato, devemos entender que uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE deve fornecer ao educando condições intelectuais que possam diante do mundo cibernético agregar ao seu UP GRADE maior aceleração de sua EXPERTISE, focando na aceleração de sua capacitação e qualificação que possam resultar no diferencial necessária a sua sobrevivência.

Qualquer que seja o quantumm do investimento necessário para proceder a essa mudança, acreditamos que os resultados SERÃO SEMPRE POSITIVOS, gerando o ÁGIO, LUCRO, DIVIDENDO ou COMMODITIES, satisfatórios que hão de se legitimar pelo uso de sua sapiência na aplicação dos ensinamentos obtidos em sua GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO ou sua PÓS-GRADUAÇÃO, pois essa intangibilidade resultante tende a elevar suas possibilidades de melhorias plenamente alcançáveis.

Acreditamos ainda que as ementas das disciplinas devem inserir como fatores cognitivos os recursos abaixo mensurados:

  1. Habilidade
  2. Competência
  3. Eixo-Prático
  4. Idiomas
  5. Tecnologia da Informação
  6. Inteligência Artificial
  7. Criatividade
  8. Generalista
  9. Aspectos sociais e humanos
  10. E demais

Acreditamos que o SER HUMANO que deseja obter um progresso positivo diante das variáveis intrínsecas e extrínsecas que nos afetam, precisa adotar AÇÃO e ATITUDE coerente com suas expectativas que obviamente afetarão o seu futuro promissor.

Desculpa, não somos donos da verdade, mas o entendemos que o ensaio transcrito no presente artigo deve merecer adendos, mas nossos valores e princípios que comungam a nossa existência nos declinam a elaboração dos mesmos para que os leitores possam contemporizar a REAL TEMPO DE INOVAR, que corresponde ao tema referendado.

“No TEMPO DE INOVAR só existem PASSADO e FUTURO, pois o PRESENTE já passou tamanho é o valor representativo do hiato temporal.”

AUTORES: Jacqueline Alcântara Sampaio, Educadora, Coordenadora de Núcleo/ lDJ no Município de Pacatuba, secretária acadêmica, professora universitária, SÓ UM SER HUMANO.

Elenito Elias da Costa, contador, auditor, analista, professor universitário, pesquisador, palestrante, escritor, só um SER HUMANO.

voltar