Notícias

Alerta vermelho na economia

Após breve leitura nos jornais mais importantes do mundo, observamos que todos falam com bastante propriedade sobre um ALERTA VERMELHO na Economia Global e diante desse alerta é conveniente que possamos refletir sobre as consequências desses fatores que podem nos atingir ou mesmo fragilizar nossos esforços na busca de um cenário de futuro promissor

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O AutorLink:

Os jornais de todo mundo e os CEO’s das grandes empresas, falam sobre um possível TSUNAMI econômico que pode afetar os destinos da humanidade, provavelmente decorrente do GREAT RESET, Pandemia, Conflitos bélicos, Juros elevador, Alta Inflação e Economia em declínio. (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Após breve leitura nos jornais mais importantes do mundo, observamos que todos falam com bastante propriedade sobre um ALERTA VERMELHO na Economia Global e diante desse alerta é conveniente que possamos refletir sobre as consequências desses fatores que podem nos atingir ou mesmo fragilizar nossos esforços na busca de um cenário de futuro promissor.

É fato incontestável que o mundo passa por momentos delicados, motivado por fatores extrínsecos e intrínsecos, e diante dessas incertezas é conveniente que possamos proceder a um novo PDCA agregado a uma análise SWOT, em seguida avaliar nossos pontos fracos e fortes para aplicação das melhorias de conformidade com nossas condições.

Advertimos que, qualquer que seja a alternativa resolutiva a ser aplicada ressaltamos que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE representa condição primordial para que possamos vislumbrar um cenário com futuro promissor.

O tema do presente artigo tem a finalidade de induzir a uma reflexão diante dos fatos que nos inunda e nos envolve, mas advertimos que qualquer que seja a solução encontrada deverá ser acompanhada de vidas, sangue, suor e lágrimas, pois nos dias atuais inexiste solução de qualquer problema sem as devidas sequelas.

BREVE ANÁLISE ECONÔMICA

A leitura do jornal Valor Econômico que detalha com maestria os números e índices econômicos numa clara alusão á chamar atenção dos investidores sobre as oscilações e volatilidades das negociações das ações nas bolsas de valores de todo o mundo, e isso nos obriga a entender que a economia global passa por momentos delicados que merecem a atenção de qualquer ser humano, principalmente aqueles que pertencem à base de pirâmide.

A nossa grande preocupação é que entendemos que quando as elites perdem ágio, lucros e dividendos, ou mesmo não conseguem com suas aplicações os esperados resultados positivos, quem mais sofre diante de qualquer alternativa que seja aplicada é realmente a base da pirâmide de qualquer sociedade, principalmente aquela pertencente a países em desenvolvimento, no caso especifico o nosso Brasil.

Lendo os jornais que tratam com sapiência a real situação da Economia global e principalmente a americana, e neles estão diversas preocupações dos Chairman, CEO’s, CHIEF dos maiores Fundos de Investimento, que retratam com veemente preocupação suas observações diante do atual quadro, senão vejamos:

a) O flagelo do sistema de Capitalismo de mercado;

b) Desvalorização do Dólar diante das outras fortes moedas;

c) Endividamento da dívida externa americana;

d) Crise Imobiliária na China;

e) Crise Energética na China;

f) Conflito bélico entre Rússia e Ucrânia;

g) Estagflação;

h) Elevação de Juros pelos Bancos Centrais;

i) Desemprego;

j) FOME;

k) Recessão global;

l) Economia em declínio ou PIBINHO;

m) Prolongamento e renovação de Conflitos bélicos;

n) Aumento da população global;

o) Redução da Poupança e Economia;

p) Ausência da qualidade na Educação e na Saúde

q) Instabilidade social, política e econômica.

Ouvimos o CEO do J P Morgan, um dos maiores bancos americanos, Jamie Dimon, expor sua preocupação diante do quadro e dos números da economia global, segue sua preocupação ás palavras de Elon Musk, demonstrando com certa intranquilidade diante do quadro e da possível recessão global que se aproxima.

Na mesma linha de entendimento, temos o F M I, na pessoa de Christine Lagarde, quando fala sobre a Economia global, assim também acompanha o Banco Mundial e o Banco Central Europeu, assim como o Fórum Econômico Mundial e as Agencias Rattings, todas sem exceção demonstram a insatisfação diante do quadro atual e principalmente diante do cenário futuro.

Acompanhamos a leitura do livro O CAPITAL de Karl Marx, com as advertências dos livros de Thomaz Piketty, O CAPITAL SÉCULO XXI, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL, associado ao entendimento dos livros de Ray Dalio, PRÍNCIPIOS e A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO, e hoje lemos as perdas no patrimônio de Elon Musk, Jeff Bezzo e Bill Gates, inclusive com as lamentações de diversos investidores que conjuntamente acompanham seus deságios, motivados pelas perdas em seus investimentos diante do quadro desolador e do cenário de incertezas que os vitimaram e que possivelmente deverá vitimar a base da pirâmide, ou seja, NÓS.

Observamos que a classe intermediária, vulgarmente identificada como Classe Média, que tem dúvidas quanto ao seu posicionamento, por não desejar ser da classe inferior e almeja pertencer á classe das elites e sendo afetado por essa TSUNAMI econômica, que lhe causa e gera ainda mais dúvidas quanto a sua posição social, ficando completamente atabalhoado em suas ações e atitudes consequentes.

OBSERVAMOS que estamos indiferentes em nossa posição, por que não dá para descermos ainda mais por estamos no limite, e isso nos concede uma certa tranquilidade para traçar possíveis melhorias, diferente da classe média e das elites, classe alta, que podem nos visitar e partilhar com nossas velhas condições.

O simples fato de não podermos lamentar o que não perdemos, pois NADA TEMOS, nos deixa com certa tranquilidade, exceto o desejo de sobreviver mantendo a Fé em DEUS, e continuando trabalhando e se esforçando para manter a nossa continuidade e sustentabilidade.

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

Os países em desenvolvimento deverão pagar um elevado preço para manter os ganhos das aplicações financeiras dos resultados positivos das aplicações das ações em Bolsas de Valores, aplicados pelos investidores das elites, pois sabem que somente o trabalho da base pirâmide é que pagam os lucros e ágios dessas aplicações.

Qualquer que seja o processo, nanotecnologia, robotização automação, sistemas, software, hardware, utilizado pela inteligência artificial, computação quântica, velocidade 5G/6G e Metaverso, os resultados são quantitativos de conformidade com o labor da base da pirâmide.

NO caso especifico do Brasil, um país continental, com riquezas naturais e minerais, terras férteis, uma população de aproximadamente de 216 milhões de habitantes, passando por problemas econômicos políticos e sociais, de modalidade extrínseca e intrínseca, onde a MUDANÇA deverá se realizar trazendo consigo as melhorias que desejadas por todos.

A esperança que todos esperamos, poderá nos trazer certa tranquilidade diante da recessão global que aflige todo o globo, e estando nela inserida a FOME e as DESIGUALDADES SOCIAIS que desejamos erradica-las.

A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO de que trata a mídia e diversos investidores, talvez possa trazer a transformação das riquezas do Brasil em satisfação para todo o nosso povo.

OBSERVAÇÃO

Observamos que mesmo diante do quadro economia recessivo global, e o gravame de um cenário desolador, não impediu que os investimentos em inovações tecnológicas se realizassem, inclusive com comemorações religiosas, esportivas, culturas, do jubileu da realeza, de festividades musicais, e demais, o que nos parece bastante estranho diante do quadro epitáfico.

Talvez a grande massa não tenha informações ou se as tem não as tenham entendido, pois nos parece bastante incompatíveis nossas ações e atitudes diante do quadro atual e cenário futuro.

O que nos levam a refletir sobre o nível de nossa educação e cultura diante da análise dos fatos e principalmente diante do cenário futuro, talvez nos leve a acreditar que é somente uma pirotecnia de marketing, utilizada para justificar a estagflação e dos elevados juros.

É preocupante essa letargia, pois sabemos que a evolução da IA, velocidade 5G/6G, e Metaverso, seus investimentos tendem a se elevar, gerando um quadro de contenção de custos e despesas com relação á contratação de mão de obra formal ou informal, na presunção de que tais investimentos trarão o retorno dos resultados negativos que afetaram as aplicações.

O esquecimento no entendimento da equação contida no livro O CAPITAL de Karl Marx, deve ser revisto, pois a síntese Capital X Trabalho, é acompanhada de Remuneração X Aquisição de Bens, coisa que os robôs não realizam, e nesse seguimento é que a mágica se realiza, sem giro dos estoques motivado pela redução da poupança, a equação não se completa e compromete o resultado projetado.

Outro fato que chamamos atenção é o conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, onde deveria haver esforço para buscar a PAZ, mas as autoridades ucranianas pedem armas e punição aos russos, e em diversas reuniões não houve nenhum avanço na busca da PAZ, fazendo com que o mundo sofra com as restrições derivadas desse conflito;

O mundo clama por ALIMENTO, mas o sistema e as elites não conseguem atender a essa necessidade, pela simples gula do Capital inibir tal solução.

Enquanto a minoria elitizada não entender que as desigualdades e a economia em declínio punem a base da pirâmide, não haverá redução dos agravos sociais e todos hão de perder.

CONCLUSÃO

A gula do Capital pelas elites e investidores deve haver limites, pois de tanto “espremer uma laranja a tendência é ela secar”, e se não houver esse entendimento essa laranja já não dará o suco para alimentar esse Capital investido.

Essa equação deve ser entendida por todos, já que todos perderão e está perdendo a cada dia, o gravame é que deve haver um consenso entre as partes, o desequilíbrio dessa balança poderá afetar a todos.

O Capital preciso do trabalho, assim como as mercadorias, produtos e serviços precisam das remunerações daqueles que trabalham para prover seus orçamentos, lembro que qualquer resultado de axioma matemático, representa a aceitação dos elementos que participam dessa equação.

As estratégias utilizadas, desde o GREAT RESET, pandemia, declínio da economia, desemprego, juros elevados, estagflação, recessão global, fome, desigualdade social e demais, são meios para justificar o fim, mesmo que vidas sejam ceifadas, até que ponto pode aguentar, pois a Lei do Retorno ainda existe.

Quando acontece alguma letargia ou redução da velocidade dessa equação operacional, geralmente todos perdem proporcional ao tempo e valor investido.

Pedimos desculpas ao leitor pela metodologia empregada, mas todos precisam entender que cada uma das peças deve ter sua importante posição nesse sistema, e a exclusão de qualquer um deles pode inviabilizar para todos.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA.

voltar